MENU

 Página Inicial

 Atendimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Previsão do Tempo

NOTÍCIAS
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Câmara realiza audiência pública com representantes da Embasa em busca de soluções para o abastecimento de água

 

A Câmara de Vereadores de Medeiros Neto realizou na última terça-feira, 23 de maio, uma Audiência Publica para discutir questões relacionadas à qualidade da água fornecida pela Embasa no município de Medeiros Neto e  sobre o contrato da empresa com o município.

Participaram da Audiência, os vereadores; a prefeita municipal Jádina Paiva; o Vice-prefeito, Jocenando Almeida; o gerente regional da EMBASA, Severino Evangelista Neto; o Gerente do escritório local da Embasa, Lourildo Moreira Novais; o advogado da Regional da Embasa, Dr. Jeferson Messias; a representante da Embasa; Sidreia Santos de Oliveira; o administrador de relações institucionais da Câmara , Marcos Lemos; o Presidente da CDL, Gil Batista; secretários municipais e uma grande quantidade de pessoas da comunidade de Medeiros Neto.

O Sr. Jal, morador do bairro Uldurico Pinto, entregou aos representantes da Embasa um recipiente contendo uma amostra da água colhida na torneira em sua casa, com a coloração amarelada. Em resposta aos questionamentos com relação à qualidade da água, a representantes da Embasa,  Sidreia Santos garantiu que a água fornecida pela Embasa em Medeiros  Neto e toda a região é de boa qualidade, pois passa por testes constantes os quais mostram que os índices químicos e físicos da água estão de acordo a portaria do Ministério da Saúde

Para o Presidente da Câmara, Sérgio Lacerda, a audiência fez parte dos trabalhos do Legislativo para fiscalização dos serviços prestados aos munícipes. “Nosso objetivo é que a Embasa preste um serviço de qualidade e que chegue água em todas as torneiras de Medeiros Neto. O processo de concessão deve ser discutido o mais rápido possível e que os vereadores juntamente com o Executivo se reúnem com diretoria da Embasa para discutir a concessão da água”. Disse o vereador.

A vereadora Cida Boiadeiro, autora do requerimento, explicou que diariamente em seu gabinete, nos bairros por onde anda e nos distritos, centenas de cidadãos a abordam questionando a falta de fornecimento água. A má qualidade da água e a cobrança abusiva pelo consumo, e por onde passa, principalmente no bairro Uldurico Pinto  constatou que as reclamações não eram em vão e viu com os próprios olhos esgoto a céu aberto, casas que não tinha água encanada, entre outros. Diante desse quadro, buscou informações sobre o contrato de concessão dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário deste Município e deparou com uma situação que a deixou perplexa, o contrato que autoriza concessão deste serviço à Embasa está vencido há quase 26 anos, Diante disso levou o caso a Câmara de vereadores

Já a prefeita, Jádina Paiva, frisou a necessidade de revitalizar os rios que cortam o município, e disse que a partir dessa audiência, com a união do executivo, legislativo e a embasa, possam  apresentar soluções imediatas e eficientes para resolver os problemas citados. Ela também agradeceu a presença do público, a quem classificou de importante nesse processo de cobranças dos direitos de todos.

O gerente Regional da Embasa, Severino Evangelista Neto, demonstroupreocupação referente aos mananciais e nascentes. Disse que os investimentos deverão vir através de um estudo da equipe técnica para atender os problemas citados e falou sobre o contrato vencido. “ A Embasa tentou manter diálogo com gestões passadas e não tivemos êxitos. A atual administração municipal  demonstrou esta aberta com essa questão, e isso facilita as coisas. O gerente colocou para a prefeita,  a importância dos investimentos, que só virão com o contrato formalmente assinado e sugeriu ao Executivo  e aos vereadores que todas as reclamações e sugestões apresentadas durante o debate, fossem registradas para posterior criar uma comissão para encaminhamento de soluções.

O Gerente do escritório local, Lourildo Moreira, disse que é de fundamental importância a população protocolar reclamações e solicitações referentes aos serviços de abastecimento de água.  Por fim, colocou-se à disposição dos vereadores e do executivo para resolver quaisquer assuntos ligados a embasa e prometeu enviar as reclamações da população para a Diretoria Geral da Embasa.

Para os Vereadores, a reunião foi de suma importância, pois além de levar ao conhecimento do Gerente Geral as insatisfações da população, serviu também para esclarecer algumas dúvidas quanto à qualidade da água e colocar em pauta as discussões do processo de concessão do abastecimento da água pela Embasa em Medeiros Neto que se encontra atrasado.

Durante a audiência pública, também foi aberto o espaço para que o público e vereadores pudessem questionar do dirigente do órgão, quais as providências poderão ser tomadas para sanar este problema.

ASCOM CÂMARA DE MEDEIROSNETO
FOTOS: JORGE REX

 

 

 



© 2008-2017 camaramedeirosneto.com.br - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Allan Patrick V. Santos